terça-feira, 30 de julho de 2013

Biotecnologia e sustentabilidade.

  


  1. PUCRIO - A biotecnologia compreende o desenvolvimento de técnicas voltadas para a adaptação ou o aprimoramento de características dos organismos animais e vegetais, visando ao aumento da produção.
    Há várias décadas, seu desenvolvimento vem proporcionando benefícios socioeconômicos e ambientais nas regiões agrícolas.
    Entre esses benefícios temos, EXCETO:
    a) cultivar plantas de clima temperado, como a soja, o trigo e a uva, em regiões de clima tropical;
    b) acelerar o ritmo de crescimento das plantas e a engorda dos animais;
    c) aumentar o teor de proteínas, vitaminas e sais minerais em algumas frutas, verduras e cereais;
    d) aumentar o intervalo de tempo entre o amadurecimento e a deterioração das frutas;
    e) transferir cultivos de cereais para ambientes criados artificialmente em estufas. 
  2. PUCCAMP - As novas biotecnologias e a engenharia genética aplicadas à agricultura são relativamente recentes e, portanto, ainda sujeitas a debates, baseados em diferentes dimensões teóricas, dentre as quais cita-se a
    a) geopolítica, pois inúmeros países tropicais do Sul têm desenvolvido essas pesquisas e garantido lugar de destaque no mundo científico.
    b) ambiental, pois suas bases estão relacionadas ao uso de material orgânico e não agrotóxico e, portanto, ecologicamente correta.
    c) pedológica, pois a grande fonte de preocupação destas pesquisas é proteger o solo, considerado elemento fundamental para qualquer agrossistema.
    d) social, pois são difundidas como instrumentos eficientes para a diminuição da fome e das carências alimentares da população.
    e) econômica, pois visa reduzir a dependência alimentar de boa parte da população mundial, visto serem estas tecnologias de domínio público. 
  3. UEPB - “O Brasil é o maior produtor de mamão do mundo, mas ocupa só o terceiro lugar entre os exportadores da fruta.
    Para conquistar mais mercado, os agricultores estão investindo alto. Uma fazenda usa tecnologia de ponta e está criando novas variedades de mamão. Setecentos hectares de pomar, quase
    800 mil pés de mamão produzindo.
    [...] A fazenda resolveu produzir as próprias mudas para ter um maior controle da qualidade, inclusive da qualidade do material genético [...] em 45 dias as mudas estão prontas para o plantio mecanizado.
    [...] Um trator abre o sulco e outro distribui o adubo. O terceiro faz a mistura de terra com fertilizantes e ajeita as linhas de cultivo. O quarto trator traz dois trabalhadores [...] A mecanização torna o plantio mais uniforme e barato, porque emprega metade dos trabalhadores necessários
    para fazer o serviço manualmente.”
    (http:// globoruraltv. globo.com, em 18 de junho de 2005.)
    Assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação aos aspectos da agricultura moderna presentes no texto.
    (   ) Para atender ao mercado urbano/industrial moderno, unidades produtivas rurais especializam-se e transformam o campo, marcando as paisagens rurais pela monotonia das monoculturas.
    (   ) Na busca do aumento da produtividade, o campo tem se modernizado através da especialização e da mecanização da produção agrícola e do uso da biotecnologia, o que torna o espaço rural altamente dependente do consumo e dos serviços urbanos.
    (   ) No mercado unificado pela globalização, os estabelecimentos agrícolas que não utilizam o emprego
    maciço de capital e tecnologia, nem inovam nos aspectos organizacionais, tornam-se fragilizados e sujeitos ao fracasso.
    (   ) No mercado globalizado, a produção agrícola científica e programada exige tanto trabalhadores qualificados como crescente emprego de mão-de-obra não qualificada, resultando no atual processo de “ruralização” dos países ou regiões onde a agricultura se modernizou.
    A seqüência correta é:
    a) V V V F          b) F F F V          c) V F V F          d) F F V V          e) V F F V 
  4. MACKENZIE - A biotecnologia utilizada para estimular o aumento da produtividade no campo tem sido aplicada já há algum tempo e a avaliação de seus resultados tem sido controvertida por inúmeros problemas surgidos, EXCETO:
    a) por ser uma tecnologia de baixo custo, pode ser utilizada pelos países pobres.
    b) porque as novas variedades são produzidas por grandes corporações.
    c) porque a utilização das novas variedades só é possível através da compra de patentes e pacotes tecnológicos.
    d) porque ainda não estão completamente definidos os riscos à saúde provocados pelo consumo desses produtos.
    e) porque a homogeneidade das espécies cultivadas torna toda safra vulnerável a uma única praga ou doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário