terça-feira, 30 de julho de 2013

Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos.

  

  1. FUVEST - Uma conquista recente no campo da biotecnologia é o uso de bactérias para a produção de proteína animal de interesse comercial. Por exemplo, hoje já estão sendo comercializadas insulina e somatotrofina (ou somatropina) humanas produzidas por bactérias. a) Em que locais do corpo humano são produzidas essas proteínas e qual é a principal função de cada uma delas no organismo? # A insulina é produzida no pâncreas e atua reduzindo a taxa de glicose no sangue. A somatotrofina é produzida na hipófise e promove o crescimento do indivíduo.
    b) Explique sucintamente o processo por meio do qual se modificam bactérias para que elas passem a produzir proteínas humanas.  # As bactérias são geneticamente modificadas, recebendo plasmídeos "enxertados" com genes estranhos a elas. Forma-se assim um DNA recombinante. No caso, o gene "estranho" é o que codifica a síntese do hormônio de crescimento. 
  2.  
  3.   
  4.   
  5.   
  6.  
  7.   
  8.  


ENEM - Os transgênicos vêm ocupando parte da imprensa com opiniões ora favoráveis ora
desfavoráveis. Um organismo ao receber material genético de outra espécie, ou modificado da mesma espécie, passa a apresentar novas características. Assim, por exemplo, já temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sangüínea humana.
O belga René Magritte (1896-1967), um dos pintores surrealistas mais importantes, deixou obras enigmáticas.
Caso você fosse escolher uma ilustração para um artigo sobre os transgênicos, qual das obras de Magritte, a seguir, estaria mais de acordo com esse tema tão polêmico?  # B
  • PUCCAMP - A engenharia genética causou uma revolução na biotecnologia. Atualmente, diversos produtos biotecnológicos estão sendo comercializados, juntamente com produtos obtidos por meios tradicionais. Considere os quatro exemplos abaixo:
    I. batata resistente a viroses
    II. insulina humana para uso de diabéticos
    III. milho resistente a insetos
    IV. soja tolerante a herbicidas
    Desses produtos, derivam exclusivamente de engenharia genética SOMENTE
    a) I e II
    b) III e IV
    c) I, II e III
    d) I, III e IV 
    e) II, III e IV
  • ENEM - Não é de hoje que o homem cria, artificialmente, variedades de peixes por meio da hibridação. Esta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maior valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente natural.
    Terra da Gente, ano 4, n. 47, mar. 2008 (adaptado). 
    Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e
    A) originar uma nova espécie poliploide.
    B) substituir geneticamente a espécie natural.
    C) ocupar o primeiro nível trófico no hábitat aquático.
    D) impedir a interação biológica entre as espécies parentais.
    E) produzir descendentes com o código genético modificado.
  • UnB - Acerca dos organismos transgênicos, julgue os itens a seguir. 
    (1) Transgênicos são organismos produzidos com a tecnologia do DNA recombinante, que permite a inclusão de genes de organismos de espécies diferentes no genoma de bactérias, plantas e animais.
    (2) Organismos geneticamente modificados podem ser resistentes a produtos químicos como herbicidas, ou agir como inseticidas.
    (3) Os debates atuais a respeito dos transgênicos resumem-se à questão da rotulagem, isto é, à obrigatoriedade da apresentação, na embalagem de alimentos produzidos com técnicas da biotecnologia, de informação relativa à natureza transgênica do produto. 
    (4) As técnicas de melhoramento genético tradicionais, como a poliploidização, podem ser consideradas exemplos de biotecnologia aplicada à fabricação de organismos transgênicos. V V F F
  • FATEC - Analise as informações abaixo:
    I. Pense na batata (ou qualquer outra planta) como uma fábrica que produz a mesma substância (proteína, amido, etc.). O catálogo com a receita para a produção dessas substâncias está no genoma, ou seja, no seu patrimônio genético.
    II. Suponha que você queira tomar a fábrica inexpugnável aos ataques de insetos, mas o catálogo não possui a receita para isso. Uma saída é consultar os catálogos de outras espécies. A bactéria 'Bacillus thuringiensis' (Bt) contém um gene que leva à produção de uma enzima capaz de digerir o intestinos dos insetos. A engenharia genética tem ferramentas bioquímicas para tirar cópias dessas páginas do genoma.
    III. Agora , é preciso transferir esse gene para o genoma da batata. A biotecnologia já encontrou bactérias ou vírus capazes de fazer essa transferência, isto é, incluir o gene no genoma da batata.
    IV. Quando uma célula meristemática for geneticamente modificada, ela poderá de transformar numa planta adulta que produzirá a toxina Bt. V. A planta inteira ficará impregnada com a toxina. O besouro ou a lagarta que se alimentar dela morrerá, pois a toxina digere o intestino desses animais.
    VI. Segundo os biotecnólogos, a toxina Bt é inofensiva aos seres humanos, cujos intestinos não oferecem condições para ela se manifestar. Após a análise das informações acima, tiradas do jornal de "Folha de S. Paulo" de 03/07/1999, assinale a alternativa correta.
    a) A batata geneticamente modificada é um alimento transgênico porque recebeu um genoma completo da bactéria, o que lhe conferiu resistência ao ataque de predadores.
    b) A batata passou a ser um alimento transgênico porque foi cruzada com gametas oriundos da bactéria.
    c) A batata geneticamente modificada é um alimento transgênico porque recebeu parte do genoma de uma outra espécie, o que lhe conferiu resistência ao ataque de predadores. 
    d) A batata passou a ser uma alimento geneticamente modificado, constituindo, a partir do cruzamento com a bactéria, uma nova espécie.
    e) Podemos confiar na palavra dos biotecnólogos quando afirmam "A toxina Bt é inofensiva aos seres humanos", pois sabemos que o genoma humano é homogêneo, e com certeza não haverá ser humano sensível à ação biodigestora da toxina.
  • ENEM - Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia. O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da
    a) liberação de gás carbônico 
    b) formação de ácido lático 
    c) formação de água 
    d) produção de ATP 
    e) liberação de calor 
  • LACAVA, Z.; MORAIS, P. Nanobiotecnologia e saúde. Com Ciência. Reportagens. Nanociência & Nanotecnologia. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2009. 
  • VUNESP - O primeiro teste de terapia gênica humana utilizou células sanguíneas, pois estas são de fácil obtenção e de fácil reintrodução no corpo. A paciente foi uma menina com a doença da imunodeficiência combinada severa. Esta criança possuía um sistema imune extremamente deficiente e não podia defender-se contra infecções. Sua doença era a mesma que a do "menino da bolha", que viveu sua curta vida em um ambiente estéril. A causa da doença da menina era um defeito em um gene que codifica a enzima adenosina desaminase (ADA). Os cientistas do National Institute of Health dos Estados Unidos coletaram sangue da menina, separaram os linfócitos (células brancas) e usaram um retrovírus para introduzir uma cópia correta do gene nestas células. Então eles reintroduziram os linfócitos na paciente. As células alteradas produziram a enzima que faltava e, hoje, a menina é mais saudável do que antes.
    (Kreuzer, H.; Massey, A. "Engenharia Genética e Biotecnologia". Porto Alegre. Artmed, 2002.)
    a) A partir do exemplo apresentado no texto, explique em que consistem, de maneira geral, os tratamentos denominados "terapia gênica".  # A terapia gênica consiste na alteração de um gene, de forma que ele passa a codificar a produção de uma proteína normal.
    b) Selecione e transcreva o segmento do texto que justifica a afirmação de que a terapia gênica é um exemplo de engenharia genética.  # “A causa da doença da menina era um defeito em um gene que codifica a enzima adenosina desaminase (ADA). Os cientistas do National Institute of Health dos Estados Unidos coletaram sangue da menina, separaram os linfócitos (células brancas) e usaram um retrovírus para introduzir uma cópia correta do gene nestas células. Então, eles reintroduziram os linfócitos na paciente. As células alteradas produziram a enzima que faltava e, hoje, a menina é mais saudável do que antes.”
  • UFSC - Porcos têm sido criados transgenicamente para que seus órgãos possam ser transplantados em homens; cientistas desenvolvem ovelhas "auto-tosquiáveis", isto é, a lã cai sozinha no devido tempo; gens de galinha são introduzidos em batatas, deixando os vegetarianos confusos com a perspectiva de cruzar animais com plantas... 
    "CICLO VITAL", vol. 4, 1999, p.14. 
    A citação anterior mostra avanços da Engenharia Genética. 
    Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(s) sobre a transgenia e suas implicações com relação à saúde e ao meio ambiente. 
    01. Cientistas interferem na evolução natural das espécies, alterando geneticamente animais e plantas. 
    02. Os genes alienígenas permitem ao organismo receptor produzir substâncias que nunca produziriam em condições naturais. 
    04. Os alimentos transgênicos não representam nenhuma ameaça à saúde humana, e por isso não necessitam ser testados em outras espécies de animais, antes de chegarem ao homem. 
    08. a produção de insulina, a partir de transferência de genes humanos para bactérias, que passam, incontinenti, a produzir esse hormônio, é uma das experiências bem sucedidas da transgenia. 
    16. Os organismos transgênicos são aqueles que recebem segmentos de DNA da mesma espécie. 
    32. É fundamental o estabelecimento de limites, tanto por parte dos cientistas como dos governantes, para que as manipulações genéticas não resultem em impactos ambientais irreversíveis.
    V V F V F V  
  • PUCCAMP - A engenharia genética causou uma revolução na biotecnologia. Atualmente, diversos produtos biotecnológicos estão sendo comercializados, juntamente com produtos obtidos por meios tradicionais. Considere os quatro exemplos abaixo:
    I. batata resistente a viroses
    II. insulina humana para uso de diabéticos
    III. milho resistente a insetos
    IV. soja tolerante a herbicidas
    Desses produtos, derivam exclusivamente de engenharia genética SOMENTE
    a) I e II        b) III e IV        c) I, II e III        d) I, III e IV        e) II, III e IV 
  • UFRS - Escolha a alternativa que apresenta um exemplo de transgenia. 
    a) Incorporação e expressão de gene humano que codifica insulina por bactérias. 
    b) Desenvolvimento de um organismo completo a partir de uma célula somática.
    c) Organismo que apresenta tanto estruturas reprodutoras masculinas quanto femininas.
    d) Gene que sofreu mutações, originando múltiplos alelos para um mesmo locus. 
    e) Organismo mais vigoroso, com muitos genes em heterozigose, resultante do cruzamento de duas variedades puras distintas.
  • FGV - Os recentes avanços da Biotecnologia têm permitido a produção dos chamados Anticorpos Monoclonais, cujas aplicações se ampliam, já movimentando um mercado gerador de centenas de milhões de dólares anuais. Uma das utilizações mais freqüentes se relaciona à pesquisa da gonadotrofina coriônica no sangue. Tal técnica permite a detecção desta substância, mesmo quando presente em pequenas concentrações.A presença da gonadotrofina no sangue humano representa:
    a) Diagnóstico positivo para Hipertiroidismo.
    b) Diagnóstico positivo para Hipotiroidismo.
    c) Diagnóstico negativo para Hiperglicemia.
    d) Diagnóstico positivo para Pancreatite.
    e) Diagnóstico positivo para Gravidez. 
  • UFPEL - Um tema que vem despertando grande polêmica no Brasil atualmente é a liberação, para cultivo, de plantas transgênicas. A obtenção dessas plantas se deve à biotecnologia."A biotecnologia de genética molecular foi inicialmente aplicada a micróbios, mas hoje as mesmas técnicas estão sendo aplicadas a plantas e animais, resultando em tipos criados que nunca poderiam ter sido produzidos com a genética clássica. (...) Com a capacidade de mover genes de um organismo para outro, os cientistas produziram plantas que brilham porque expressam os genes de bioluminescência dos vaga-lumes; plantas que adquirem resistência ao frio por expressar genes anticongelantes de peixes, e camundongos gigante que expressam os genes do hormônio de crescimento de ratos."
    (Griffiths, A.J.F. et al. "Introdução à Genética". 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1998)
    O texto acima se refere a organismos transgênicos, que são aqueles em cujo genoma foi introduzido um gene de uma outra espécie ou mesmo um gene produzido em laboratório.
    Assinale a alternativa que define o que é um gene.
    a) Um gene é um cromossomo da célula vegetal ou animal.
    b) Um gene é um segmento do DNA que contém a informação necessária para a produção de uma determinada proteína.
    c) Um gene é uma proteína que tem função específica em uma determinada rota metabólica.
    d) Um gene é uma molécula de RNA que atua diretamente na síntese protéica.
    e) Um gene é uma cadeia de aminoácidos que codifica o código genético.FATEC - Analise as informações abaixo:
    I. Pense na batata (ou qualquer outra planta) como uma fábrica que produz a mesma substância (proteína, amido, etc.). O catálogo com a receita para a produção dessas substâncias está no genoma, ou seja, no seu patrimônio genético.
    II. Suponha que você queira tomar a fábrica inexpugnável aos ataques de insetos, mas o catálogo não possui a receita para isso. Uma saída é consultar os catálogos de outras espécies. A bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) contém um gene que leva à produção de uma enzima capaz de digerir o intestino dos insetos. A engenharia genética tem ferramentas bioquímicas para tirar cópias dessas páginas do genoma.
    III. Agora, é preciso transferir esse gene para o genoma da batata. A biotecnologia já encontrou bactérias ou vírus capazes de fazer essa transferência, isto é, incluir o gene no genoma da batata.
    IV. Quando uma célula meristemática for geneticamente modificada, ela poderá se transformar numa planta adulta que produzirá a toxina Bt.
    V. A planta inteira ficará impregnada com a toxina. O besouro ou a lagarta que se alimentar dela morrerá, pois a toxina digere o intestino desses animais.
    VI. Segundo os biotecnólogos, a toxina Bt é inofensiva aos seres humanos, cujos intestinos não oferecem condições para ela se manifestar.
    Após a análise das informações acima, tiradas do jornal de "Folha de S. Paulo" de 03/07/1999, assinale a alternativa correta.
    a) A batata geneticamente modificada é um alimento transgênico porque recebeu um genoma completo da bactéria, o que lhe conferiu resistência ao ataque de predadores.
    b) A batata passou a ser um alimento transgênico porque foi cruzada com gametas oriundos da bactéria.
    c) A batata geneticamente modificada é um alimento transgênico porque recebeu parte do genoma de uma outra espécie, o que lhe conferiu resistência ao ataque de predadores.
    d) A batata passou a ser um alimento geneticamente modificado, constituindo, a partir do cruzamento com a bactéria, uma nova espécie.
    e) Podemos confiar na palavra dos biotecnólogos quando afirmam "A toxina Bt é inofensiva aos seres humanos", pois sabemos que o genoma humano é homogêneo, e com certeza não haverá ser humano sensível à ação biodigestora da toxina. 
  • UFV - Atualmente, com as técnicas de biotecnologia, têm sido produzidas plantas transgênicas de várias espécies, portadoras de genes de resistência a herbicidas, a pragas ou doenças, dentre outros. No entanto, os plantios dessas variedades em campo têm sido restringidos por normas de biossegurança, para se evitar a dispersão de pólen transgênico no ambiente. Assinale a alternativa que contém três mecanismos pelos quais poderia, naturalmente, ocorrer a dispersão desse pólen:
    a) heterostilia, protoginia e zoocoria.
    b) hercogamia, zoofilia e protandria.
    c) ornitofilia, zoofilia e dicogamia.
    d) anemofilia, entomofilia e ornitofilia.
    e) hidrocoria, ornitofilia e heterostilia.
  • UEL - A biotecnologia tornou possível a transferência de material genético entre os mais diversos organismos. Os conhecimentos da área são aplicados com sucesso na produção industrial da insulina e do hormônio de crescimento, que são administrados a pacientes de todo o planeta. Sobre a produção de organismos geneticamente modificados, é correto afirmar:
    a) Fragmentos de DNA exógeno são inseridos no genoma de células hospedeiras por meio de plasmídeos.
    b) O genoma exógeno é inserido no núcleo hospedeiro por meio de vetores protéicos conhecidos como plasmídeos.
    c) O DNA gênico endógeno é inserido no núcleo de células hospedeiras por meio de plastídeos funcionais.
    d) O DNA endógeno é transferido para genomas hospedeiros por meio de plasmídeos mitocondriais.
    e) Fragmentos de genes exógenos são inseridos no genoma das células hospedeiras por meio de plastídeos nucleares.
  • PUCMG - Tradicionalmente, os tomates são colhidos ainda verdes para que sua firmeza seja mantida no transporte. Antes de chegarem às prateleiras, os tomates são pulverizados com etileno para acelerar o amadurecimento e torná-los vermelhos. O tomate Flavr Savr foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia Calgene para amadurecer no pé mantendo a firmeza de sua pele. Dessa forma, o tomate pode ser transportado já maduro e apresenta um maior tempo de prateleira.Os pesquisadores utilizaram a metodologia "anti-sense" (veja o quadro a seguir) para diminuir os níveis da enzima poligalacturonase, cuja expressão gênica é induzida pelo etileno. Essa enzima promove a hidrólise de componentes da parede celular, o que compromete a firmeza dos frutos.
    Assinale a alternativa INCORRETA.
    a) Essa metodologia visa reduzir os níveis de etileno nos frutos evitando seu amadurecimento.
    b) O RNAm do gene "anti-sense" é capaz de parear com o RNAm da poligalacturonase, impedindo sua expressão.
    c) O maior tempo de prateleira a que o texto se refere se deve aos baixos níveis da enzima poligalacturonase.
    d) A tecnologia "anti-sense" para genes necessários à síntese do etileno poderia ser utilizada para se evitar o amadurecimento de frutos.
  • UFG - Os avanços na área da biotecnologia permitiram melhores condições de assistência à saúde humana e animal, especialmente no que se refere à produção de antibióticos, vacinas, hormônios e outros insumos terapêuticos. Na fase laboratorial, o método de produção do hormônio do crescimento envolve diretamente
    a) o seqüenciamento de DNA.
    b) a clonagem de células.
    c) o DNA recombinante.
    d) a hibridização de DNA.
    e) a sonda de DNA. 
  • UFF - A terapia gênica, uma promessa da biotecnologia moderna, consiste na cura de defeitos genéticos pela introdução de genes normais em células de indivíduos doentes.
    Algumas metodologias em estudo utilizam retrovírus modificados como veículo de introdução do gene desejado. Por exemplo, na ’-talassemia, doença caracterizada pela produção de hemoglobina anormal devido a uma deleção no gene que codifica a cadeia ’ da globina, poderia ser usado um retrovírus modificado, contendo a informação para a síntese da ’-globina. Nesse caso, deveriam ser realizadas três etapas:
    1. coletar células da medula óssea do paciente;
    2. colocar as células coletadas em contato com o retrovírus modificado, para que essas sejam infectadas;
    3. reintroduzir as células infectadas no paciente. A seguir, estão esquematizadas a partícula viral original, antes da manipulação (Esquema I), e quatro diferentes partículas virais modificadas (Esquemas II, III, IV e V).
    - X representa o trecho de ácido nucleico viral, que codifica as proteínas necessárias para a formação de novas partículas virais no interior da célula hospedeira.
    - Y representa o trecho de ácido nucleico introduzido, que contém a informação para a síntese da cadeia ’ da globina.
    - o símbolo esférico e negro, indicado em algumas figuras, indica que a partícula viral contém as enzimas transcriptase reversa e integrase (insere o material genético de origem viral no genoma da célula).
    a) Explique por que, no caso do tratamento da talassemia, as células retiradas da medula óssea são as indicadas para serem infectadas com as partículas virais adequadamente modificadas.  # Nas células da medula óssea existem células precursoras dos eritrócitos. Após receberem a cópia do gene, que codifica a cadeia peptídica da hemoglobina, essas células se diferenciarão em eritrócitos que produzirão a hemoglobina normal.
    b) Indique qual dos retrovírus modificados, apresentados nos esquemas acima, seria o mais indicado para ser usado nesse tratamento. Justifique sua resposta.  # O retrovírus modificado mostrado no esquema IV. Essa partícula viral tem a capacidade de inserir a cópia do gene da cadeia β da hemoglobina no cromossomo das células hospedeiras, porque contém as enzimas transcriptase reversa e integrase. Além disso, não tem a capacidade de produzir novas partículas virais que infectariam as outras células do paciente, pois o trecho X do ácido nucleico do vírus original foi retirado.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário