terça-feira, 30 de julho de 2013

Aplicações de biotecnologia na produção de fármacos e componentes biológicos.

  
  1. FUVEST - Uma conquista recente no campo da biotecnologia é o uso de bactérias para a produção de proteína animal de interesse comercial. Por exemplo, hoje já estão sendo comercializadas insulina e somatotrofina (ou somatropina) humanas produzidas por bactérias. 
    a) Em que locais do corpo humano são produzidas essas proteínas e qual é a principal função de cada uma delas no organismo? # A insulina é produzida no pâncreas e atua reduzindo a taxa de glicose no sangue. A somatotrofina é produzida na hipófise e promove o crescimento do indivíduo.
    b) Explique sucintamente o processo por meio do qual se modificam bactérias para que elas passem a produzir proteínas humanas.  # As bactérias são geneticamente modificadas, recebendo plasmídeos "enxertados" com genes estranhos a elas. Forma-se assim um DNA recombinante. No caso, o gene "estranho" é o que codifica a síntese do hormônio de crescimento.
  2. PUCCAMP - A engenharia genética causou uma revolução na biotecnologia. Atualmente, diversos produtos biotecnológicos estão sendo comercializados, juntamente com produtos obtidos por meios tradicionais. Considere os quatro exemplos abaixo:
    I. batata resistente a viroses
    II. insulina humana para uso de diabéticos
    III. milho resistente a insetos
    IV. soja tolerante a herbicidas
    Desses produtos, derivam exclusivamente de engenharia genética SOMENTE
    a) I e II
    b) III e IV
    c) I, II e III
    d) I, III e IV 
    e) II, III e IV
  3. ENEM - Não é de hoje que o homem cria, artificialmente, variedades de peixes por meio da hibridação. Esta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maior valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente natural.
    Terra da Gente, ano 4, n. 47, mar. 2008 (adaptado). 
    Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e
    A) originar uma nova espécie poliploide.
    B) substituir geneticamente a espécie natural.
    C) ocupar o primeiro nível trófico no hábitat aquático.
    D) impedir a interação biológica entre as espécies parentais.
    E) produzir descendentes com o código genético modificado.
  4. UnB - Acerca dos organismos transgênicos, julgue os itens a seguir. 
    (1) Transgênicos são organismos produzidos com a tecnologia do DNA recombinante, que permite a inclusão de genes de organismos de espécies diferentes no genoma de bactérias, plantas e animais.
    (2) Organismos geneticamente modificados podem ser resistentes a produtos químicos como herbicidas, ou agir como inseticidas.
    (3) Os debates atuais a respeito dos transgênicos resumem-se à questão da rotulagem, isto é, à obrigatoriedade da apresentação, na embalagem de alimentos produzidos com técnicas da biotecnologia, de informação relativa à natureza transgênica do produto. 
    (4) As técnicas de melhoramento genético tradicionais, como a poliploidização, podem ser consideradas exemplos de biotecnologia aplicada à fabricação de organismos transgênicos. V V F F
  5. FATEC - Analise as informações abaixo:
    I. Pense na batata (ou qualquer outra planta) como uma fábrica que produz a mesma substância (proteína, amido, etc.). O catálogo com a receita para a produção dessas substâncias está no genoma, ou seja, no seu patrimônio genético.
    II. Suponha que você queira tomar a fábrica inexpugnável aos ataques de insetos, mas o catálogo não possui a receita para isso. Uma saída é consultar os catálogos de outras espécies. A bactéria 'Bacillus thuringiensis' (Bt) contém um gene que leva à produção de uma enzima capaz de digerir o intestinos dos insetos. A engenharia genética tem ferramentas bioquímicas para tirar cópias dessas páginas do genoma.
    III. Agora , é preciso transferir esse gene para o genoma da batata. A biotecnologia já encontrou bactérias ou vírus capazes de fazer essa transferência, isto é, incluir o gene no genoma da batata.
    IV. Quando uma célula meristemática for geneticamente modificada, ela poderá de transformar numa planta adulta que produzirá a toxina Bt. V. A planta inteira ficará impregnada com a toxina. O besouro ou a lagarta que se alimentar dela morrerá, pois a toxina digere o intestino desses animais.
    VI. Segundo os biotecnólogos, a toxina Bt é inofensiva aos seres humanos, cujos intestinos não oferecem condições para ela se manifestar. Após a análise das informações acima, tiradas do jornal de "Folha de S. Paulo" de 03/07/1999, assinale a alternativa correta.
    a) A batata geneticamente modificada é um alimento transgênico porque recebeu um genoma completo da bactéria, o que lhe conferiu resistência ao ataque de predadores.
    b) A batata passou a ser um alimento transgênico porque foi cruzada com gametas oriundos da bactéria.
    c) A batata geneticamente modificada é um alimento transgênico porque recebeu parte do genoma de uma outra espécie, o que lhe conferiu resistência ao ataque de predadores. 
    d) A batata passou a ser uma alimento geneticamente modificado, constituindo, a partir do cruzamento com a bactéria, uma nova espécie.
    e) Podemos confiar na palavra dos biotecnólogos quando afirmam "A toxina Bt é inofensiva aos seres humanos", pois sabemos que o genoma humano é homogêneo, e com certeza não haverá ser humano sensível à ação biodigestora da toxina.
  6. ENEM - Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia. O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da
    a) liberação de gás carbônico 
    b) formação de ácido lático 
    c) formação de água 
    d) produção de ATP 
    e) liberação de calor
  7. VUNESP - O primeiro teste de terapia gênica humana utilizou células sanguíneas, pois estas são de fácil obtenção e de fácil reintrodução no corpo. A paciente foi uma menina com a doença da imunodeficiência combinada severa. Esta criança possuía um sistema imune extremamente deficiente e não podia defender-se contra infecções. Sua doença era a mesma que a do "menino da bolha", que viveu sua curta vida em um ambiente estéril. A causa da doença da menina era um defeito em um gene que codifica a enzima adenosina desaminase (ADA). Os cientistas do National Institute of Health dos Estados Unidos coletaram sangue da menina, separaram os linfócitos (células brancas) e usaram um retrovírus para introduzir uma cópia correta do gene nestas células. Então eles reintroduziram os linfócitos na paciente. As células alteradas produziram a enzima que faltava e, hoje, a menina é mais saudável do que antes.
    (Kreuzer, H.; Massey, A. "Engenharia Genética e Biotecnologia". Porto Alegre. Artmed, 2002.)
    a) A partir do exemplo apresentado no texto, explique em que consistem, de maneira geral, os tratamentos denominados "terapia gênica".  # A terapia gênica consiste na alteração de um gene, de forma que ele passa a codificar a produção de uma proteína normal.
    b) Selecione e transcreva o segmento do texto que justifica a afirmação de que a terapia gênica é um exemplo de engenharia genética.  # “A causa da doença da menina era um defeito em um gene que codifica a enzima adenosina desaminase (ADA). Os cientistas do National Institute of Health dos Estados Unidos coletaram sangue da menina, separaram os linfócitos (células brancas) e usaram um retrovírus para introduzir uma cópia correta do gene nestas células. Então, eles reintroduziram os linfócitos na paciente. As células alteradas produziram a enzima que faltava e, hoje, a menina é mais saudável do que antes.”
  8. UFSC - Porcos têm sido criados transgenicamente para que seus órgãos possam ser transplantados em homens; cientistas desenvolvem ovelhas "auto-tosquiáveis", isto é, a lã cai sozinha no devido tempo; gens de galinha são introduzidos em batatas, deixando os vegetarianos confusos com a perspectiva de cruzar animais com plantas... 
    "CICLO VITAL", vol. 4, 1999, p.14. 
    A citação anterior mostra avanços da Engenharia Genética. 
    Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(s) sobre a transgenia e suas implicações com relação à saúde e ao meio ambiente. 
    01. Cientistas interferem na evolução natural das espécies, alterando geneticamente animais e plantas. 
    02. Os genes alienígenas permitem ao organismo receptor produzir substâncias que nunca produziriam em condições naturais. 
    04. Os alimentos transgênicos não representam nenhuma ameaça à saúde humana, e por isso não necessitam ser testados em outras espécies de animais, antes de chegarem ao homem. 
    08. a produção de insulina, a partir de transferência de genes humanos para bactérias, que passam, incontinenti, a produzir esse hormônio, é uma das experiências bem sucedidas da transgenia. 
    16. Os organismos transgênicos são aqueles que recebem segmentos de DNA da mesma espécie. 
    32. É fundamental o estabelecimento de limites, tanto por parte dos cientistas como dos governantes, para que as manipulações genéticas não resultem em impactos ambientais irreversíveis.
    V V F V F V  
  9. PUCCAMP - A engenharia genética causou uma revolução na biotecnologia. Atualmente, diversos produtos biotecnológicos estão sendo comercializados, juntamente com produtos obtidos por meios tradicionais. Considere os quatro exemplos abaixo:
    I. batata resistente a viroses
    II. insulina humana para uso de diabéticos
    III. milho resistente a insetos
    IV. soja tolerante a herbicidas
    Desses produtos, derivam exclusivamente de engenharia genética SOMENTE
    a) I e II        b) III e IV        c) I, II e III        d) I, III e IV        e) II, III e IV 
  10. UFRS - Escolha a alternativa que apresenta um exemplo de transgenia. 
    a) Incorporação e expressão de gene humano que codifica insulina por bactérias. 
    b) Desenvolvimento de um organismo completo a partir de uma célula somática.
    c) Organismo que apresenta tanto estruturas reprodutoras masculinas quanto femininas.
    d) Gene que sofreu mutações, originando múltiplos alelos para um mesmo locus. 
    e) Organismo mais vigoroso, com muitos genes em heterozigose, resultante do cruzamento de duas variedades puras distintas.
  11. FGV - Os recentes avanços da Biotecnologia têm permitido a produção dos chamados Anticorpos Monoclonais, cujas aplicações se ampliam, já movimentando um mercado gerador de centenas de milhões de dólares anuais. Uma das utilizações mais freqüentes se relaciona à pesquisa da gonadotrofina coriônica no sangue. Tal técnica permite a detecção desta substância, mesmo quando presente em pequenas concentrações.A presença da gonadotrofina no sangue humano representa:
    a) Diagnóstico positivo para Hipertiroidismo.
    b) Diagnóstico positivo para Hipotiroidismo.
    c) Diagnóstico negativo para Hiperglicemia.
    d) Diagnóstico positivo para Pancreatite.
    e) Diagnóstico positivo para Gravidez. 
  12. UFPEL - Um tema que vem despertando grande polêmica no Brasil atualmente é a liberação, para cultivo, de plantas transgênicas. A obtenção dessas plantas se deve à biotecnologia."A biotecnologia de genética molecular foi inicialmente aplicada a micróbios, mas hoje as mesmas técnicas estão sendo aplicadas a plantas e animais, resultando em tipos criados que nunca poderiam ter sido produzidos com a genética clássica. (...) Com a capacidade de mover genes de um organismo para outro, os cientistas produziram plantas que brilham porque expressam os genes de bioluminescência dos vaga-lumes; plantas que adquirem resistência ao frio por expressar genes anticongelantes de peixes, e camundongos gigante que expressam os genes do hormônio de crescimento de ratos."
    (Griffiths, A.J.F. et al. "Introdução à Genética". 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1998)
    O texto acima se refere a organismos transgênicos, que são aqueles em cujo genoma foi introduzido um gene de uma outra espécie ou mesmo um gene produzido em laboratório.
    Assinale a alternativa que define o que é um gene.
    a) Um gene é um cromossomo da célula vegetal ou animal.
    b) Um gene é um segmento do DNA que contém a informação necessária para a produção de uma determinada proteína.
    c) Um gene é uma proteína que tem função específica em uma determinada rota metabólica.
    d) Um gene é uma molécula de RNA que atua diretamente na síntese protéica.
    e) Um gene é uma cadeia de aminoácidos que codifica o código genético.
  13. UFV - Atualmente, com as técnicas de biotecnologia, têm sido produzidas plantas transgênicas de várias espécies, portadoras de genes de resistência a herbicidas, a pragas ou doenças, dentre outros. No entanto, os plantios dessas variedades em campo têm sido restringidos por normas de biossegurança, para se evitar a dispersão de pólen transgênico no ambiente. Assinale a alternativa que contém três mecanismos pelos quais poderia, naturalmente, ocorrer a dispersão desse pólen:
    a) heterostilia, protoginia e zoocoria.
    b) hercogamia, zoofilia e protandria.
    c) ornitofilia, zoofilia e dicogamia.
    d) anemofilia, entomofilia e ornitofilia.
    e) hidrocoria, ornitofilia e heterostilia.
  14. UEL - A biotecnologia tornou possível a transferência de material genético entre os mais diversos organismos. Os conhecimentos da área são aplicados com sucesso na produção industrial da insulina e do hormônio de crescimento, que são administrados a pacientes de todo o planeta. Sobre a produção de organismos geneticamente modificados, é correto afirmar:
    a) Fragmentos de DNA exógeno são inseridos no genoma de células hospedeiras por meio de plasmídeos.
    b) O genoma exógeno é inserido no núcleo hospedeiro por meio de vetores protéicos conhecidos como plasmídeos.
    c) O DNA gênico endógeno é inserido no núcleo de células hospedeiras por meio de plastídeos funcionais.
    d) O DNA endógeno é transferido para genomas hospedeiros por meio de plasmídeos mitocondriais.
    e) Fragmentos de genes exógenos são inseridos no genoma das células hospedeiras por meio de plastídeos nucleares.
  15. PUCMG - Tradicionalmente, os tomates são colhidos ainda verdes para que sua firmeza seja mantida no transporte. Antes de chegarem às prateleiras, os tomates são pulverizados com etileno para acelerar o amadurecimento e torná-los vermelhos. O tomate Flavr Savr foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia Calgene para amadurecer no pé mantendo a firmeza de sua pele. Dessa forma, o tomate pode ser
    transportado já maduro e apresenta um maior tempo de prateleira.Os pesquisadores utilizaram a metodologia "anti-sense" (veja o quadro a seguir) para diminuir os níveis da enzima poligalacturonase, cuja expressão gênica é induzida pelo etileno. Essa enzima promove a hidrólise de componentes da parede celular, o que compromete a firmeza dos frutos.

    Assinale a alternativa INCORRETA.
    a) Essa metodologia visa reduzir os níveis de etileno nos frutos evitando seu amadurecimento.
    b) O RNAm do gene "anti-sense" é capaz de parear com o RNAm da poligalacturonase, impedindo sua expressão.
    c) O maior tempo de prateleira a que o texto se refere se deve aos baixos níveis da enzima poligalacturonase.

    d) A tecnologia "anti-sense" para genes necessários à síntese do etileno poderia ser utilizada para se evitar o amadurecimento de frutos.
  16. UFG - Os avanços na área da biotecnologia permitiram melhores condições de assistência à saúde humana e animal, especialmente no que se refere à produção de antibióticos, vacinas, hormônios e outros insumos terapêuticos. Na fase laboratorial, o método de produção do hormônio do crescimento envolve diretamente
    a) o seqüenciamento de DNA.
    b) a clonagem de células.
    c) o DNA recombinante.
    d) a hibridização de DNA.
    e) a sonda de DNA. 
  17. UFF - A terapia gênica, uma promessa da biotecnologia moderna, consiste na cura de defeitos genéticos pela introdução de genes normais em células de indivíduos doentes.
    Algumas metodologias em estudo utilizam retrovírus modificados como veículo de introdução do gene desejado. Por exemplo, na ’-talassemia, doença caracterizada pela produção de hemoglobina anormal devido a uma deleção no gene que codifica a cadeia ’ da globina, poderia ser usado um retrovírus modificado, contendo a informação para a síntese da ’-globina. Nesse caso, deveriam ser realizadas três etapas:
    1. coletar células da medula óssea do paciente;
    2. colocar as células coletadas em contato com o retrovírus modificado, para que essas sejam infectadas;
    3. reintroduzir as células infectadas no paciente. A seguir, estão esquematizadas a partícula viral original, antes da manipulação (Esquema I), e quatro diferentes partículas virais modificadas (Esquemas II, III, IV e V).
    - X representa o trecho de ácido nucleico viral, que codifica as proteínas necessárias para a formação de novas partículas virais no interior da célula hospedeira.
    - Y representa o trecho de ácido nucleico introduzido, que contém a informação para a síntese da cadeia ’ da globina.
    - o símbolo esférico e negro, indicado em algumas figuras, indica que a partícula viral contém as enzimas transcriptase reversa e integrase (insere o material genético de origem viral no genoma da célula).
    a) Explique por que, no caso do tratamento da talassemia, as células retiradas da medula óssea são as indicadas para serem infectadas com as partículas virais adequadamente modificadas.  # Nas células da medula óssea existem células precursoras dos eritrócitos. Após receberem a cópia do gene, que codifica a cadeia peptídica da hemoglobina, essas células se diferenciarão em eritrócitos que produzirão a hemoglobina normal.
    b) Indique qual dos retrovírus modificados, apresentados nos esquemas acima, seria o mais indicado para ser usado nesse tratamento. Justifique sua resposta.  # O retrovírus modificado mostrado no esquema IV. Essa partícula viral tem a capacidade de inserir a cópia do gene da cadeia β da hemoglobina no cromossomo das células hospedeiras, porque contém as enzimas transcriptase reversa e integrase. Além disso, não tem a capacidade de produzir novas partículas virais que infectariam as outras células do paciente, pois o trecho X do ácido nucleico do vírus original foi retirado.

Noções sobre tecnologia do DNA recombinante.

  
  1. UFF - O que se entende por engenharia genética e qual a sua aplicação na medicina humana? # A engenharia genética compreende uma série de técnicas de manipulação do DNA. Na medicina, a engenharia genética já proporcionou conquistas diversas, tais como a produção de certos hormônios humanos e de vacinas.
  2. SIMULADO -  Defina:
    a) DNA recombinante;  # É o DNA formado por genes de dois organismos de espécies diferentes.
    b) plasmídeos bacterianos;  # São pequenos anéis circulares extracromossômicos que flutuam livremente no hialoplasma de bactérias.
    c) enzimas de restrição.  # São moléculas existentes em vários organismos, principalmente bactérias, e que atuam como "bisturis biológicos" capazes de cortar a hélice dupla do DNA em pontos específicos e com grande precisão.
  3. SIMULADO - O que é biotecnologia?  # Biotecnologia (do grego 'bios' = vida; 'techno' = técnica; 'logos' = estudo) compreende o estudo das técnicas e dos processos biológicos associados à obtenção de produtos de interesse humano.
  4. ENEM - Os transgênicos vêm ocupando parte da imprensa com opiniões ora favoráveis ora desfavoráveis. Um organismo ao receber material genético de outra espécie, ou modificado da mesma espécie, passa a apresentar novas características. Assim, por exemplo, já temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sanguínea humana.
    O belga René Magritte (1896-1967), um dos pintores surrealistas mais importantes, deixou obras enigmáticas.
    Caso você fosse escolher uma ilustração para um artigo sobre os transgênicos, qual das obras de Magritte, a seguir, estaria mais de acordo com esse tema tão polêmico? # B 
      
  5. UFMG - Todas as alternativas apresentam aplicações da tecnologia do DNA recombinante nas duas últimas décadas, EXCETO
    a) Investigação de paternidade e criminalística.
    b) Recuperação de espécies extintas. 
    c) Produção, em bactérias, de proteínas humanas de interesse médico.
    d) Terapia gênica de algumas doenças hereditárias.
  6. ENEM - O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.
    A característica de interesse será manifestada em decorrência
    a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
    b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
    c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
    d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
    e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.
  7. UENFE - Através das técnicas de engenharia genética podemos introduzir nos plasmídeos genes de outros organismos. 
    O esquema abaixo mostra como isso pode ser feito.
    Sobre esse experimento, responda:
    a) Qual a nova característica que a bactéria passa a apresentar após ter recebido o segmento de DNA da célula humana?  # A bactéria torna-se produtora de insulina.
    b) Os descendentes dessa bactéria portarão essa nova característica? Justifique sua resposta.  # Sim. O DNA enxertado duplica-se juntamente com o DNA bacteriano e se transfere de uma bactéria para outra, a cada divisão celular.
  8. UNIRIO - Na engenharia genética, a técnica de DNA recombinante vem sendo utilizada na pesquisa e no desenvolvimento, por exemplo, de vacinas e medicamentos. O esquema a seguir apresenta algumas etapas dessa técnica.
    a) Analise as etapas I, II e III. Em quais delas se desenvolvem, respectivamente:
    a1) o pareamento das bases?  # ETAPA II. 
    a2) a ação das enzimas de restrição?  # ETAPA I.
    a3) a ação da DNA ligase?  # ETAPA III.
    b) "Os agricultores americanos, por exemplo, já estão plantando as sementes da terceira safra de milho, algodão e soja transgênicos." (Adaptação do artigo "Revolução invisível na mesa", da revista Época, 8 de junho de 1998). Conceitue os organismos transgênicos.  Organismos ou indivíduos em que genes de uma outra espécie são deliberadamente introduzidos por meio de engenharia genética.
  9. UFC - As principais ferramentas empregadas na tecnologia do DNA recombinante são as enzimas de restrição, que têm a propriedade de cortar o DNA em pontos específicos. O papel biológico dessas enzimas bacterianas na natureza é, provavelmente:
    a) proteger as bactérias contra os vírus bacteriófagos.
    b) reparar o DNA bacteriano que sofreu mutação deletéria.
    c) auxiliar no processo de duplicação do DNA.
    d) auxiliar no processo de transcrição do mRNA.
    e) auxiliar no processo de tradução do DNA.
  10. UFPE - Através de técnicas da biologia celular, o homem tem desenvolvido grandes projetos, como o de transformar células de bactérias, para que estas produzam substâncias que normalmente não seriam produzidas, tal como a insulina. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
    a) As enzimas de restrição hoje conhecidas são produzidas por diversas indústrias multinacionais, a partir de DNA viral.
    b) Organismos que recebem e manifestam genes de outra espécie são denominados transgênicos.
    c) As enzimas de restrição agem em sequências inespecíficas de DNA.
    d) Cromossomos circulares presentes no citoplasma de bactérias, chamados de bacteriófagos, são vetores do DNA recombinante.
    e) Ainda não é possível produzir plantas com genes ativos de insetos.
  11. UnB - Acerca dos organismos transgênicos, julgue os itens a seguir.
    (1) Transgênicos são organismos produzidos com a tecnologia do DNA recombinante, que permite a inclusão de genes de organismos de espécies diferentes no genoma de bactérias, plantas e animais.
    (2) Organismos geneticamente modificados podem ser resistentes a produtos químicos como herbicidas, ou agir como inseticidas.
    (3) Os debates atuais a respeito dos transgênicos resumem-se à questão da rotulagem, isto é, à obrigatoriedade da apresentação, na embalagem de alimentos produzidos com técnicas da biotecnologia, de informação relativa à natureza transgênica do produto.
    (4) As técnicas de melhoramento genético tradicionais, como a poliploidização, podem ser consideradas exemplos de biotecnologia aplicada à fabricação de organismos transgênicos.
    V V F F
  12. UnB - Na tecnologia do DNA recombinante são utilizadas enzimas bacterianas que têm a propriedade de cortar a molécula de DNA em pontos específicos, o que permite, por exemplo, que genes humanos que codificam proteínas de interesse médico ou comercial sejam extraídos, clonados em bactérias ou vírus, e depois sejam transferidos para animais de laboratório, que passam a produzir sistematicamente tais proteínas.
    Pergunta-se:
    a) Qual é o nome genérico que se dá a estas enzimas?  #  Enzimas de restrição ou endonucleases de restrição.     
    b) O que confere a especificidade a estas enzimas?  # Cortam o DNA em regiões específicas denominadas palíndromos. 
    c) Na natureza, qual deve ser o papel desempenhado por elas?  # Defesa bacteriana contra DNA estranho que nelas seja inoculado ou incorporado espontaneamente do meio em que vivem.
    d) Como são chamados os organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie?  # Organismos transgênicos.
  13. UFMG - "A nova tecnologia do DNA recombinante está permitindo que cientistas dos países do primeiro mundo desenvolvam um projeto denominado GENOMA que tem por objetivo sequenciar os cerca de 3 bilhões de bases nitrogenadas que compõem os cromossomos de um ser humano. Ao lado dos inúmeros benefícios desse projeto, algumas questões de cunho ético têm sido levantadas." ("Ciência Hoje", março/93)
    Em relação a esse projeto, o procedimento que pode afetar diretamente o equilíbrio genético de populações humanas é
    a) a detecção de indivíduos superdotados intelectualmente por meio de procedimentos laboratoriais.
    b) o aumento de seleção genética ou gamética artificial. 
    c) o emprego de testes genéticos como um novo critério para admissão a empregos.
    d) o registro de patentes de sequências do genoma humano para especulação mercadológica.
    e) o uso de testes pró-sintomáticos para a realização de seguros de vida.
  14. FATEC - As enzimas de restrição são as principais ferramentas bioquímicas empregadas em Engenharia Genética.
    Com relação a essas substâncias é correto afirmar que
    a) são altamente específicas, cortando o DNA em locais determinados.
    b) não existem em seres vivos, sendo exclusivamente produtos da indústria química.
    c) atuam como agentes de ligação entre DNA viral e bacteriano.
    d) permitem somente a ligação de pedaços de DNA de um mesmo tipo celular.
    e) impedem a clonagem de moléculas de DNA recombinante.
  15. UFPE - Analise a figura a seguir, que representa um determinado experimento.

    1) Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/ gene do vaga-lume)
    2) Introdução do DNA em célula de tabaco
    3) Multiplicação da célula de tabaco com o gene do vaga-lume
    4) Desenvolvimento de uma planta de tabaco com o gene do vaga-lume (planta que fluoresce)
    O experimento ilustrado é:
    a) produção de transgênicos.
    b) hibridação intra-específica.
    c) aconselhamento genético.
    d) eletroforese.
    e) amniocentese.
  16. UFMG - A tecnologia do DNA recombinante permitiu a inserção e a expressão, em bactérias, do gene humano responsável pela síntese da insulina.Todas as alternativas apresentam resultados esperados do êxito dessa técnica, EXCETO
    a) Independência de pâncreas de animais para produção de insulina
    b) Obtenção de uma nova espécie de bactéria produtora de insulina humana
    c) Possibilidade de expressão em bactérias de outros genes de interesse médico
    d) Possibilidade de tratamento para pacientes com intolerância à insulina animal
  17. UFT - Muitos cientistas consideram a engenharia genética como uma simples extensão dos cruzamentos seletivos, pois ambas as tecnologias juntam o material genético de diferentes origens para criar organismos que possuem novas características. Entretanto, apesar da engenharia genética e do cruzamento seletivo possuírem uma semelhança fundamental entre si, eles também possuem importantes diferenças, mostradas na figura a seguir. (Fonte: KREUSER, Helen e MASSEY, Adrianne. "Engenharia Genética e Biotecnologia", 2 Ed. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2002).

    Sobre a engenharia genética, podemos afirmar que:
    I. A possibilidade de transferência de genes é ilimitada entre organismos de diferentes espécies e até mesmo de diferentes domínios e filos.
    II. Faz-se a transferência de um gene conhecido, enquanto que no cruzamento seletivo, essa transferência ocorre ao acaso.
    III. Há barreiras taxonômicas à transferência de genes, ou seja, só pode ocorrer se limitada à troca entre organismos da mesma espécie.
    IV. A transferência do gene de um organismo para outro ocorre através de um pequeno fragmento de DNA chamado vetor, que pode ser um vírus ou um plasmídio.
    V. Cientistas alertam para os riscos ambientais da Engenharia Genética, especialmente porque esta nos permite criar super-homens para atuarem como soldados em guerras e controle da sociedade em regimes totalitários.
    Indique a alternativa em que todas as afirmativas são falsas.
    a) II, IV e V          b) II e V          c) I, II e IV          d) III e V
  18. UFES - A partir da década dos 70, as moléculas de ácidos nucleicos da célula passaram a ser exploradas através da utilização de novas metodologias, conhecidas como tecnologia do DNA recombinante. Por meio dessa tecnologia, a medicina e a indústria ganharam alternativas eficientes para a produção, em grande escala, de determinadas proteínas, que antes eram disponíveis em quantidades extremamente reduzidas.
    a) Qual é a função das endonucleases de restrição e a das ligases na aplicação da tecnologia anteriormente citada?  # As endonucleases de restrição são enzimas que cortam a molécula de DNA em pontos específicos, onde ela reconhece a sequência nucleotídica. Depois vêm as ligases, que possibilitam a ligação de fragmentos de DNA.
    b) Explique como a tecnologia do DNA recombinante participa no processo de produção de organismos transgênicos.  Esse processo pode ser usado na produção de transgênicos, pois é possível pegar esses genes que foram previamente separados e ligá-los novamente com genes de outros organismos.
    c) Cite dois produtos, utilizados pelo homem, que foram obtidos a partir da aplicação da tecnologia do DNA recombinante. Foi utilizado para sintetizar a insulina, vacinas sintéticas contra malária, clonagem, etc.
  19. UEPG - A respeito de organismos geneticamente modificados ou transgênicos, assinale o que for correto.
    (01) Os organismos transgênicos contêm muitos conservantes, o que impede a sua rápida deterioração.
    (02) Podem ser feitas alterações mediante a introdução de DNA de indivíduos de uma espécie em outra. A molécula de DNA associada ao novo trecho inserido é denominada DNA recombinante.
    (04) Já existem formas transgênicas de todas as plantas.
    (08) As características fenotípicas dos organismos transgênicos se alteram ao longo do seu ciclo vital.
    (16) A utilização de enzimas DNA ligases permite manipular indivíduos geneticamente, alterando suas moléculas de DNA.
    2 + 16 = 16
  20. FATEC - "Tracy é uma ovelha transgênica, capaz de produzir uma proteína humana cuja deficiência causa problema hepático e pulmonar". Analise as afirmativas a seguir, referentes à técnica utilizada para obtenção da Tracy. I. Animal transgênico é aquele que recebe e incorpora genes de outra espécie.
    II. As substâncias utilizadas para isolar o gene a ser transplantado são denominados ENZIMAS TRANSGÊNICAS.
    III. Para a ligação do DNA transplantado ao DNA hospedeiro a célula utiliza a ENZIMA LIGASE.
    IV. A técnica do DNA recombinante foi utilizada para obtenção de Tracy.
    Estão corretas apenas as afirmativas:
    a) II e III.        b) I, II e III.        c) I, II e IV.        d) I, III e IV.        e) II, III e IV.
  21. UFPE - Para um pesquisador transferir um gene de interesse, diferentes etapas são cumpridas em laboratório, entre as quais: a utilização de enzima do tipo (1), para o corte e a separação do segmento de DNA a ser estudado; a extração e o rompimento de (2), e a inclusão em (2) do segmento obtido (gene isolado) com o auxílio de enzimas do tipo (3). Os números 1, 2 e 3 indicam, respectivamente:

    a) enzima de restrição, plasmídio e enzima ligase.
    b) enzima transcriptase reversa, cromossomo circular e enzima de restrição.
    c) DNA recombinante, RNA plasmidial e enzima exonuclease.
    d) enzima transcriptase reversa, plasmídio e enzima de restrição.
    e) enzima de restrição, RNA plasmidial e enzima transcriptase reversa.
  22. UFF - Pesquisadores de alguns centros de pesquisa brasileiros, utilizando técnicas de engenharia genética, obtiveram, recentemente, plantas que produzem proteínas humanas, entre as quais o hormônio do crescimento (GH). Estas plantas são chamadas transgênicas. Considere estas informações e assinale a opção incorreta:
    a) O gene para a produção de GH é, em geral, introduzido no plasmídeo antes de sua introdução na célula vegetal.
    b) a utilização de células vegetais diminui a possibilidade de contaminação humana por vírus animais.
    c) Antes de se obter a planta produtora de GH é necessária a produção do DNA recombinante.
    d) O RNA mensageiro, relacionado ao GH, quando introduzido na célula vegetal é transcrito em DNA na presença da enzima transcriptase vegetal. 
    e) O DNA relacionado à síntese do GH pode ser obtido a partir do RNA mensageiro.
  23. FATEC - Uma planta de fumo foi produzida a partir de uma célula de fumo que havia recebido o gene responsável pela bioluminescência dos vaga-lumes. Quando essa planta foi regada com a substância que o vaga-lume usa para produzir luz, ela começou a brilhar.
    A planta de fumo e a técnica utilizada para obtê-la são denominadas, respectivamente,
    a) mutante e técnica de miscigenação.
    b) mutante e técnica de clonagem.
    c) mutante e técnica do DNA-recombinante.
    d) transgênica e técnica do DNA-recombinante.
    e) transgênica e técnica de clonagem.
  24. UNICAMP - Existem mecanismos que normalmente impedem a troca de genes entre espécies distintas. Nos últimos anos, porém, as fronteiras entre as espécies vêm sendo rompidas com a criação de organismos transgênicos. A introdução de soja e de outras plantas transgênicas tem gerado muita polêmica, pois, apesar de seus inúmeros benefícios, não há ainda como avaliar os riscos que os organismos transgênicos apresentam.
    a) Cite dois mecanismos que impedem a troca de genes entre espécies distintas. # Isolamento geográfico e isolamento reprodutivo, através de suas várias modalidades: sazonal,etológico, mecânico etc. 
    b) Defina um organismo transgênico.  # Organismo transgênico é aquele que recebe, incorpora e expressa genes pertencentes a outra espécie.
    c) Indique um benefício decorrente da utilização de organismos transgênicos e um possível risco para o ambiente ou para a saúde humana. Benefício do transgênico: produção de alimentos mais nutritivos minorando as carências alimentares das populações humanas. • Risco para a saúde: possibilidade de reações alérgicas e intoxicação. • Risco para o ambiente: desequilíbrio ecológico determinado pelo aparecimento de novas espécies geneticamente modificadas.
  25. PUCPR - "Muito se tem falado sobre os transgênicos e praticamente todo mundo tem alguma opinião sobre o assunto. Mas, este tema não pode progredir na base do ser contra ou a favor, porque suas implicações são muito sérias. Nenhum cientista deixa de reconhecer o poder da tecnologia do DNA. O problema está em algumas de suas aplicações, implicações e incertezas. Isto envolve a natureza, a saúde humana e a economia." ("Revista Galileu", Nov/2003)
    Sobre os OGM (organismos geneticamente modificados), é correto afirmar:
    a) OGM são produtos obtidos pela transferência de gene entre espécies similares ou diferentes, podendo misturar o DNA de microorganismos, de plantas, de animais e do homem.
    b) Os defensores dos OGM enumeram a capacidade de aumento da produtividade agrícola, redução do uso de agrotóxicos, tornar os alimentos mais nutritivos e saudáveis e criar novos tipos de terapias e medicamentos, favorecendo toda população mundial.
    c) A bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) é um agente de controle biológico encontrado no solo, que produz uma toxina contra lagartas. A transferência do gene Bt para as variedades de milho, algodão, fumo, batata e soja, as torna resistentes a certos tipos de insetos, além de mais nutritivos.
    d) Vários tipos de alimentos, como grãos, leite e ovos, além de servirem para a alimentação, podem ser usados para produzir remédios, produtos químicos, plásticos e combustíveis, oportunizando melhores condições ambientais e sociais, regulamentados pelas normas de biossegurança.
    e) A poluição genética, a perda de biodiversidade, o surgimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas, o aumento do uso de agrotóxicos e a perda da fertilidade natural do solo, são os principais riscos ambientais, porém o uso dos OGM tornaria os pequenos agricultores independentes em relação às empresas fornecedoras de sementes.
  26. UFPE - Analise as proposições a seguir, referentes a diferentes questões de Genética.
    (   ) Certos microorganismos podem ser manipulados em laboratório para incorporarem, em seu material genético, segmentos do DNA de outro organismo. O DNA recombinante então obtido pode ser clonado e utilizado, por exemplo, na produção de hormônios para a espécie humana.
    (   ) No homem, diferentes genes participam do metabolismo dos aminoácidos fenilalanina e tirosina, cada um determinando a produção de uma enzima. Se ocorrer uma mutação em um determinado loco, e essa mutação determinar a produção de enzima não-funcional, a pessoa expressará uma anomalia metabólica. No caso ilustrado no esquema (figura 1), apresentará fenilcetonúria.
    (   ) Por meios biotecnológicos, podem ser produzidos anticorpos monoclonais, reconhecidos como altamente específicos. Tais anticorpos podem ser empregados, por exemplo, em testes laboratoriais para a detecção de gravidez em estágios muito precoces.
    (   ) Se dois pares de genes aditivos determinam a cor da pele no homem, cinco classes fenotípicas podem ser observadas na população. A probabilidade de uma mulher (AaBb), casada com um homem (aabb), ter, em uma única gestação, dois filhos, um de fenótipo mulato-médio e o outro de fenótipo branco, é de 1/16.
    (   ) Considerando o operon da lactose, de Escherichia coli , ilustrado no esquema (figura 2), para ocorrer a transcrição das enzimas codificadas nos genes 2, 3 e 4 (estruturais), é necessário que uma molécula produzida por um gene regulador (x) não reprima o gene operador (1).

    V F V V V









Noções sobre células-tronco.

  

  1. UFV - As células-tronco têm sido muito estudadas com o objetivo de produzir órgãos que possam ser utilizados em transplantes. Além dos problemas éticos envolvidos nesta questão, conceitos errôneos têm sido veiculados pela mídia não especializada. Em relação às células-tronco humanas, assinale a afirmativa CORRETA:
    a) São o mesmo que células totipotentes.
    b) Originam linhagens celulares específicas.
    c) São encontradas apenas em embriões.
    d) Se transplantadas não provocam rejeição.
    e) São células transgênicas. 
  2. UEL - As filas de espera para transplantes aumentam a cada dia que passa. Centros de pesquisa em todo o mundo preparam alternativas ao tradicional transplante de órgãos doados de pessoas clinicamente mortas. Alguns laboratórios estão pesquisando a utilização de órgãos formados a partir de células indiferenciadas, denominadas células-tronco.
    Para a obtenção dessas células, é preciso extraí-las de embriões na fase de:
    a) Gástrula.
    b) Processo notocordal.
    c) Nêurula.
    d) Mórula.
    e) Formação de saco vitelínico. 
  3. ENEM - A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as
    A) células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua introdução no organismo do receptor.
    B) células provenientes de transplantes entre diferentes indivíduos envelhecem e morrem rapidamente.
    C) células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante. 
    D) células transplantadas entre diferentes indivíduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor.
    E) células provenientes de transplantes convencionais não se reproduzem dentro do corpo do receptor. 
  4. PUCMG - As células-tronco embrionárias são uma grande promessa da medicina para o tratamento de várias doenças humanas pela possibilidade de recuperação de tecidos lesados ou degenerados. A receita é a seguinte:- Tire uma célula da pele e transplante o seu núcleo para um óvulo do qual o núcleo foi removido.
    - Dê condições ao clone de se desenvolver até a fase de blastocisto com aproximadamente 140 células.
    - A massa celular interna do blastocisto são células-tronco que podem dar origem a qualquer tecido humano, menos à placenta.
    A esse respeito, é possível afirmar, EXCETO:
    a) As células-tronco assim produzidas apresentam o mesmo genoma nuclear da célula da pele.
    b) A diferenciação das células-tronco pode depender de fatores que influenciam no controle da expressão gênica.
    c) Na fase de blastocisto, ainda não ocorreu diferenciação celular.
    d) Implantadas em outro indivíduo, as células-tronco podem ser rejeitadas. 
  5. ENEM - O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.A característica de interesse será manifestada em decorrência
    a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
    b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
    c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
    d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
    e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.   
  6. VUNESP - Uma das técnicas utilizadas para estudos em biologia molecular é a reação de PCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia da Polimerase). Nesta reação, a fita dupla hélice de DNA é aberta à temperatura de ± 90oC e cada fita simples serve de molde para que a enzima DNA polimerase promova a síntese de novas moléculas de DNA. O processo se repete várias vezes, sempre a temperaturas ao redor de 90oC, e produz milhares de cópias da fita de DNA. A mecanização e o emprego desta técnica permitiram o desenvolvimento do projeto Genoma Humano. Considerando que, nessa técnica, a enzima DNA polimerase deve manter-se estável e atuar sob temperatura elevada, é possível deduzir que essa enzima foi obtida de:
    a) alguma espécie de bactéria.
    b) vírus bacteriófagos. 
    c) algum tipo de vírus infectante de células eucariontes.
    d) células-tronco mantidas in vitro.
    e) células de animais adaptados a climas quentes.   
  7. PUCRJ - A pesquisa com células tronco tem-se tornado de grande importância para recuperação de órgãos lesionados que não têm capacidade de regeneração de suas células.
    As células tronco têm grande poder de regeneração porque:
    (A) têm todos os seus genes funcionando.
    (B) todos os seus genes estão desligados.
    (C) têm algo grau de especialização.
    (D) são pouco especializadas.
    (E) não se reproduzem com facilidade.    
  8. VUNESP - Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens é desenvolver em humanos a clonagem terapêutica, principalmente para a obtenção de células-tronco, que são células indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as células-tronco podem ser comparadas às células dos embriões, enquanto estas se encontram na fase de 
    a) mórula.     b) gástrula.     c) nêurula.     d) formação do celoma.     e) formação da notocorda.  
  9. UFF - As células-tronco humanas podem ser obtidas e colocadas em meios de cultura adequados para se diferenciarem em células formadoras de tecidos especializados.
    Adaptado de Ciência e Vida, "O Globo", 10/07/01. 
    Cientistas acreditam que dentro de alguns anos poderão produzir células suficientes para tratar pacientes com doenças graves no coração, no fígado ou nos pulmões. 
    a) Qual a fase, durante a formação do embrião, em que se pode obter o maior número de células tronco? Justifique sua resposta. Na fase de blástula. Pois é no blastocisto dos mamíferos que se formam as células-tronco do embrioblasto. 
    b) A partir de células-tronco, que folhetos devem ser produzidos para originar células da musculatura cardíaca e células hepáticas?  # As células da musculatura cardíaca originam-se do mesoderma, já as do fígado originam-se do endoderma. 
  10. UERJ - CÉLULAS-TRONCO PODEM TRATAR LESÕES CEREBRAIS
    Empresa usa unidade estrutural de embriões para recuperar vítimas de derrame. A técnica combina o uso de células-tronco de embriões e terapia genética.
    (Adaptado de "O Globo", 08/09/2000) 
    Explique a vantagem da utilização, no procedimento descrito, de células-tronco ao invés de células já diferenciadas. # As células-tronco por apresentarem como característica o fato de poderem se dividir originando diferentes tecidos, são capazes de se diferenciar localmente formando todos os tipos celulares lesados. 
  11. UFMG - Analise este esquema relativo à obtenção de células-tronco: 

    Com base nas informações desse esquema e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que células-tronco 
    a) retiradas de embriões congelados eliminam as questões éticas e religiosas associadas à obtenção de órgãos para transplantes. 
    b) de um paciente podem ser usadas para regenerar seus tecidos ou órgãos lesados, eliminando o risco de rejeição imunológica. 
    c) de adulto são capazes de se diferenciar em outro tipo de célula, independentemente do seu tecido de origem. 
    d) embrionárias são capazes de se diferenciar em outros tipos de células, desde que cultivadas sob condições adequadas. 
  12. FUVEST - Células-tronco são células indiferenciadas que têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares.
    Para que ocorra tal diferenciação, as células-tronco terão necessariamente que alterar
    a) o número de cromossomos.
    b) a quantidade de genes nucleares.
    c) a quantidade de genes mitocondriais.
    d) o padrão de atividade dos genes.
    e) a estrutura de genes específicos por mutações. 
  13. UFRJ - A melhor fonte de células-tronco são os embriões em estágios iniciais de desenvolvimento, pois essas células indiferenciadas podem se transformar em qualquer tecido. Por esse motivo, há interesse em usá-las para reparar danos de tecidos que normalmente não se regeneram. Atualmente é possível produzir células-tronco heterólogas (retiradas diretamente de um embrião qualquer) ou homólogas.
    O procedimento para o preparo de células-tronco embrionárias homólogas está ilustrado de modo simplificado a seguir e envolve as seguintes etapas:
    1 - o núcleo de uma célula do paciente é transplantado para um ovócito maduro, cujo núcleo foi previamente removido;
    2 - o ovócito transplantado é induzido a proliferar;
    3 - ao atingir o estágio de blástula, as células do embrião são separadas umas das outras e injetadas diretamente no paciente, em local próximo à lesão.
    a) Explique por que indivíduos transplantados com células-tronco embrionárias, tanto homólogas, quanto heterólogas, apresentam duas populações de mitocôndrias diferentes em seus tecidos.  # As mitocôndrias que herdamos são de origem materna (herdamos as mitocôndrias que estão no ovócito) . Se uma pessoa receber um transplante de células tronco homólogas, estará recebendo um grupo de células portadoras de mitocôndrias idênticas às mitocôndrias da doadora do ovócito. No caso da pessoa receber células tronco heterólogas (retiradas de um embrião qualquer), estará recebendo um grupo de células portadoras de mitocôndrias idênticas a do embrião utilizado no procedimento.
    b) Explique por que o uso de células-tronco embrionárias homólogas reduz potencialmente os problemas pós-tratamento para os pacientes. Teoricamente reduz riscos de rejeição, pois as células tronco homólogas utilizadas nesse tipo de procedimento têm o mesmo conteúdo genético das células do paciente.  
  14. UNIFESP - Cientistas sul-coreanos clonam pela primeira vez um cachorro, utilizando uma célula obtida da orelha do pai genético. Os cientistas tiraram material genético da célula e o colocaram em um óvulo esvaziado do seu núcleo, posteriormente estimulado para que se dividisse e virasse um embrião dentro da mãe adotiva, da raça Labrador. O animal clonado, da raça Afgham, recebeu o nome de Snuppy , e nasceu 60 dias após.
    ("Folha de S. Paulo", 03.08.2005.)
    A partir do texto e do que se conhece sobre clonagem, podemos afirmar corretamente que:
    a) é possível obter células-tronco embrionárias usando-se células diferenciadas de um adulto.
    b) usando o mesmo pai genético, é possível obter um outro clone que seja fêmea.
    c) o clone gerado terá o genótipo Afgham e o fenótipo Labrador e será do sexo masculino.
    d) o núcleo do óvulo inserido em uma célula de orelha anucleada origina uma fêmea Labrador.
    e) o ambiente celular do Labrador alterou a expressão genotípica do núcleo transplantado.  
  15. FGV - A expectativa em torno da utilização das células-tronco decorre do fato de estas células
    a) incorporarem o genoma do tecido hospedeiro.
    b) eliminarem os genes causadores da doença no tecido hospedeiro.
    c) alterarem a constituição genética do tecido hospedeiro.
    d) fundirem-se com o tecido hospedeiro, eliminando as possibilidades de rejeição imunológica.
    e) sofrerem diferenciação que as torna parte integrante e funcional do tecido hospedeiro.   
  16. VUNESP - Há vinte anos, casos incomuns de anemia começaram a chamar a atenção dos pesquisadores. Ao invés de adultos jovens, como habitualmente, eram os idosos que apresentavam uma expressiva redução na taxa de hemoglobina. Mais intrigante: a anemia dos idosos não cedia ao tratamento convencional.
    Analise as hipóteses apresentadas pelos cientistas para tentar explicar esses casos incomuns.
    I. A origem do problema estava relacionada à degeneração do baço, que nesses idosos deixou de produzir glóbulos vermelhos.
    II. A origem do problema estava na produção de glóbulos vermelhos a partir de células-tronco da medula óssea.
    III. A origem do problema estava na produção de glóbulos vermelhos pela medula espinhal.
    Considerando hipóteses plausíveis, isto é, aquelas possíveis de serem aceitas pela comunidade científica, estão corretas:
    a) I, apenas.      b) II, apenas.      c) III, apenas.      d) I e II, apenas.      e) I, II e III. 
  17. PUCRS - Um dos focos de estudos com células-tronco que tem recebido recursos nacionais é o das cardiopatias decorrentes da doença de Chagas. A doença de Chagas é a principal causa de cardiomiopatias na América Latina, e calcula-se que existam 18 milhões de indivíduos afetados por esta doença no continente americano. As estratégias atuais de regeneração tecidual com uso de células-tronco têm utilizado células provenientes _____________, maior fonte deste tipo celular no organismo adulto.
    a) do sistema nervoso
    b) do epitélio intestinal
    c) da corrente sangüínea
    d) do músculo cardíaco
    e) da medula óssea 
  18. UFRS - Em março de 2005, foi promulgada a Lei de Biossegurança, que autoriza a pesquisa com células-tronco obtidas a partir de embriões humanos remanescentes de tratamentos de infertilidade armazenados por pelo menos três anos.
    Sobre essas células, considere as seguintes afirmações.
    I - A clonagem de células-tronco embrionárias pode ser utilizada com fins terapêuticos ou reprodutivos.
    II - uma célula-tronco deve ter o poder de se renovar indefinidamente pela divisão celular.
    III - As células-tronco retêm o potencial de dar origem a células-filhas mais especializadas.
    Quais estão corretas?
    a) Apenas I.
    b) Apenas II.
    c) Apenas I e II.
    d) Apenas II e III.e) I, II e III.
  19. UERJ - Experimentos recentes indicam que células-tronco retiradas da medula óssea de um indivíduo adulto, portador de lesão no miocárdio, puderam formar tecido normal quando implantadas na região lesada do coração. As células-tronco podem ser retiradas, também, de embriões em sua fase inicial de desenvolvimento.A tabela a seguir informa as características de algumas variáveis analisadas em células-tronco embrionárias e adultas.

    Considerando o uso terapêutico das células-tronco, a alternativa que indica o tipo de célula que possui a característica mais vantajosa para as variáveis I, II e III, respectivamente, é:
    a) embrionária - adulta - adulta
    b) adulta - embrionária - adulta
    c) embrionária - adulta - embrionária
    d) embrionária - embrionária - embrionária   
  20. PUCMG - Observe o esquema, que mostra a diferenciação de células-tronco humanas nos elementos figurados indicados.

    Assinale a afirmativa INCORRETA.
    a) A célula-tronco é pluripotente com capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares.
    b) Pelo menos 3 tipos de células diferenciadas no esquema dado são encontradas no sangue.
    c) Plaquetas e hemácias não apresentam capacidade de proliferação mitótica.
    d) Apenas 2 das células diferenciadas apresentam núcleo. 
  21. UFRS - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo a seguir, na ordem em que aparecem.Entre os importantes avanços conquistados pela tecnologia do DNA recombinante, está a produção de ............... . Os rins produzem esse hormônio, que, atuando sobre a medula óssea vermelha, estimula a divisão de células-tronco. Indivíduos submetidos a hemodiálises são injetados com essa proteína e apresentam sua ............... reduzida.
    a) eritropoietina - anemia
    b) insulina - diabetes
    c) plasmina - coagulação
    d) fator VIII - leucocitose
    e) hormônio de crescimento - esterilidade  
  22. PUCPR - Atualmente já existem protocolos de pesquisa utilizando células-tronco embrionárias na busca de tratamento para várias doenças humanas, como diabetes, Parkinson e Alzheimer. Dentre os itens a seguir, qual NÃO representa uma vantagem na utilização de células-tronco embrionárias para o tratamento de doenças humanas?
    a) As células-tronco são capazes de ativar uma resposta imune.
    b) As células-tronco são capazes de originar os mais diferentes tecidos.
    c) As células-tronco podem se dividir.
    d) As células-tronco são capazes de se diferenciar localmente.
    e) As células-tronco são células completamente indiferenciadas.  
  23. UEL - Alguns tecidos do organismo humano adulto se regeneram constantemente por meio de um processo complexo e finamente regulado. Isso acontece com a pele, com os epitélios intestinais e especialmente com o sangue, que tem suas células destruídas e renovadas constantemente, como mostra o esquema a seguir:

    Baseado nas informações anteriores e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
    I. Células tronco hematopoéticas apresentam potencial para diferenciar-se em qualquer célula do sangue e também gerar outras células tronco.
    II. A hematopoese resulta da diferenciação e da proliferação simultânea de células tronco que, à medida que se diferenciam, vão reduzindo sua potencialidade.
    III. As diferentes linhagens hematopoéticas geradas no sistema apresentam altas taxas de proliferação.
    IV. Existe um aumento gradual da capacidade de auto-renovação das células durante este processo.
    A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
    a) I e II
    b) I e IV
    c) III e IV
    d) I, II, e III
    e) II, III, IV 
  24. PUCMG - BIÓLOGO MAPEIA GENES DO CORDÃO UMBILICAL.
    Um jovem biólogo de São Paulo descobriu porque as células-tronco do cordão umbilical são mais eficientes em transplantes do que as da medula óssea. Ele encontrou um grupo de genes que seguem um mesmo mecanismo e são mais ativos em células do cordão. Ele deseja descobrir maneiras de manipular os genes para obter melhores resultados terapêuticos ou estimular a formação artificial de tecidos.
    Fonte: "O Estado de São Paulo", 14/02/2006
    Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
    a) Células-tronco são células capazes de se diferenciar dando origem a diversos tipos de células.
    b) A capacidade de diferenciação das células precursoras se deve à alteração na expressão gênica específica.
    c) Células-tronco podem ser encontradas em embriões, em cordões umbilicais e também em diversos tecidos no indivíduo adulto.
    d) Na medula óssea de um adulto, existem células-tronco capazes de dar origem a células diferenciadas de todos os tecidos humanos. 
  25. UFG - As células-tronco são capazes de originar vários tipos de tecidos, representando importante avanço no tratamento de doenças, pois, ao serem
    a) produzidas pela hipófise, glândula produtora do FSH, especializam-se na maturação de óvulos em mulheres com disfunção reprodutiva.
    b) produzidas pelas ilhotas do pâncreas, levam o indivíduo a secretar insulina, controlando o diabetis mellitus .
    c) retiradas da medula óssea, dão origem a novas células sanguíneas utilizadas no tratamento de leucemia do próprio doador, sem risco de rejeição.
    d) obtidas a partir de fibra conjuntiva adulta, dão origem a novas células nervosas, minimizando os efeitos das doenças decorrentes de acidente vascular cerebral.
    e) retiradas da zona pelúcida de embriões, dão origem a novas células cardíacas que substituirão a cicatriz decorrente de infarto do miocárdio.  
  26. UNICAMP - O uso das células tronco embrionárias tem levantado muitas discussões. As células embrionárias, geradas nos primeiros dias após a fecundação do oócito pelo espermatozóide, não estão diferenciadas e podem se transformar em qualquer célula do organismo. A célula-tronco prototípica é o zigoto. (Adaptado de "Isto é", 20 de outubro de 2004).
    a) Após a formação do zigoto, quais são as etapas do desenvolvimento até a formação da notocorda e tubo nervoso nos embriões?  # As fases são mórula-blástula-gástrula-nêurula. Na fase nêurula formam-se a notocorda e o tubo neural. 
    b) Em que fase do desenvolvimento embrionário as células iniciam o processo de diferenciação?  # Os primeiros folhetos embrionários, ectoderme e endoderme, surgem na fase de gástrula. 
    c) O desenvolvimento embrionário é uma das formas de dividir os filos em dois grandes grupos. Dê duas diferenças no desenvolvimento dos protostomados e deuterostomados, e indique em qual desses grupos os humanos estão incluídos. # No desenvolvimento embrionário dos protostômios o blastóporo origina a boca. No desenvolvimento embrionário dos deuterostômios o blastóporo origina o ânus. Os humanos são deuterostomados. 
  27. UNIFESP - Um pesquisador precisa obter células-tronco para iniciar experimentos em terapia gênica. Aponte a alternativa que relaciona o procedimento e a justificativa corretos para que tal pesquisador tenha sucesso.
    a) Obter células-tronco de embriões em fase de gástrula em vez de obtê-las da blástula, quando ainda não é possível conseguir células tão indiferenciadas.
    b) Trabalhar apenas com embriões em vez de organismos adultos, uma vez que em adultos não existem células-tronco.
    c) Conseguir células germinativas do ovário de uma fêmea adulta pois, ali, elas estão menos diferenciadas do que as células germinativas nos testículos de um macho adulto.
    d) Optar pela obtenção das células do cordão umbilical de recém-nascidos em vez de obtê-las da fase de gástrula, já que no cordão a diferenciação é menor e o número de células, maior.
    e) Obter células do embrião em fase de blástula, quando a indiferenciação é maior, em vez de obtê-las da gástrula ou do cordão umbilical, quando as células já estão mais diferenciadas.
  28. UNIFESP - O tratamento da leucemia por meio dos transplantes de medula óssea tem por princípio a transferência de células-tronco da medula de um indivíduo sadio para o indivíduo afetado. Tal procedimento fundamenta-se no fato de que essas células-tronco
    a) podem ser usadas para a clonagem de células sadias do paciente.
    b) não serão afetadas pela doença, já que foram diferenciadas em outra pessoa.
    c) secretam substâncias que inibem o crescimento celular.
    d) podem dar origem a linfócitos T que, por sua vez, ingerem os leucócitos em excesso.
    e) podem dar origem a todos os diferentes tipos de células sanguíneas. 
  29. UFU - Em outubro de 2004 faleceu o ator cinematográfico Christopher Reeve, que ficou famoso por interpretar o "Super-Homem". Reeve, que ficou tetraplégico em 1995 ao cair de um cavalo, era um ativista a favor das pesquisas com clonagem terapêutica para obtenção de células tronco.Com relação ao assunto abordado, analise as afirmativas a seguir.
    I - Após um acidente como o ocorrido com Reeve, se houver suspeita de lesão na coluna vertebral, o acidentado deve ser imobilizado na horizontal e utilizar um colar cervical para ser transportado até um hospital, porque no interior da coluna vertebral está a medula óssea vermelha, cuja lesão pode levar à paralisia.
    II - A utilização do colar cervical não evita lesões no sistema nervoso periférico, apenas no sistema nervoso central. O sistema nervoso periférico poderá ficar inativo, após um acidente, se houver comprometimento no sistema nervoso central.
    III - A clonagem terapêutica por transferência nuclear permite a obtenção de blastocistos, de onde são retiradas células da massa celular interna (células tronco) que têm capacidade de regenerar órgãos lesados.
    Marque a alternativa correta.
    a) I e II são corretas.
    b) I e III são corretas.
    c) II e III são corretas.
    d) Apenas III é correta.   
  30. PUCMG - "A calvície pode estar com os dias contados". Pesquisadores da Universidade de Nova York (EUA), conseguiram produzir tufos de pêlos, além de células da pele e glândulas sebáceas, a partir de células tronco adultas retiradas de folículos capilares. Até o momento, o experimento foi realizado somente em camundongos, mas os cientistas esperam realizar testes com tecidos humanos até o final do ano, na intenção de ajudar indivíduos calvos e aqueles que tiveram a pele danificada, como vítimas de queimaduras de terceiro grau.A esse respeito, é correto afirmar, EXCETO:
    a) As células que produzem os pêlos têm origem ectodérmica assim como os neurônios.
    b) As células-tronco citadas têm origem em um tecido epitelial de revestimento.
    c) As glândulas sebáceas acima referidas se originaram da mesoderme da pele.
    d) As células que dão origem às unhas são provenientes do mesmo folheto embrionário que dá origem às glândulas sudoríparas e mamárias.  
  31. PUCCAMP - Atualmente as leveduras têm sido usadas para produzir vacinas, como contra a hepatite B. Esta vacina consiste do antígeno de superfície do vírus da hepatite B produzido em células de levedura. Isto só é possível graças à tecnologia
    a) de clonagem de organismos.
    b) de células-tronco.
    c) do DNA recombinante.
    d) do teste do DNA.
    e) do RNA in vitro.  
  32. UEPG - Com relação ao uso de células-tronco na biotecnologia, que tem sido objeto de muita polêmica, principalmente no âmbito da justiça, da ética e da religião, assinale o que for correto.
    (01) Células-tronco são células indiferenciadas, com potencialidade para dar origem aos mais diversos tipos de células especializadas que formam os tecidos do organismo.
    (02) São exemplos de células-tronco as células da medula óssea vermelha, que produzem as células sanguíneas (os linfóides produzem os linfócitos e as mielóides dão origem aos demais leucócitos e às hemácias). Elas também podem ser obtidas a partir do sangue do cordão umbilical conservado sob resfriamento, para eventual uso terapêutico pelo doador, no futuro.
    (04) As células-tronco embrionárias constituem a chamada massa celular interna da blástula (blastocisto), que dá origem ao embrião. Elas têm maior capacidade de diferenciação, são totipotentes e podem originar todos os tecidos corporais.
    (08) As células-tronco podem ser usadas em vários procedimentos de neoformação de tecidos em órgãos com degenerações, necrose e lesões. Para isso, precisam receber tratamento especial para orientar a diferenciação em determinado tipo de tecido.
    (16) Em 2005, foi aprovada no Brasil a lei da biossegurança. Ela permite o uso, mediante autorização dos pais, de embriões de até cinco dias que estejam congelados há mais de três anos, considerados inviáveis em termos de possibilidade de desenvolvimento e, portanto, descartados pelas clínicas de fertilização.
    1 + 2 + 4 + 8 + 16 = 31  
  33. CFTSC - Analise o texto a seguir:Aborto é assassinato? Pesquisar células-tronco é brincar com pequenos seres humanos? Manipular embriões é crime? Polêmicas como essas só se resolverão ao determinarmos quando, de fato, começa a vida humana.
    ("Superinteressante", nov. 2005, p. 57)
    O texto refere-se ao desenvolvimento embrionário humano e suas implicações. A respeito do tema, assinale a alternativa CORRETA:
    a) Antes do processo embrionário, é necessário a formação de células diploides, denominadas gametas.
    b) Células-tronco são células indiferenciadas, capazes de se transformar nas células diferenciadas que formam os tecidos.
    c) A organela responsável pela destruição da membrana do óvulo é a mitocôndria.
    d) Na embriogênese humana, na fase de nêurula forma-se o arquêntero.
    e) A divisão celular, denominada meiose é responsável pela multiplicação celular do embrião.  
  34. CPS - Células-tronco vêm sendo utilizadas com sucesso para amenizar os sintomas de pacientes com insuficiência cardíaca devida a infarto do miocárdio. Recentemente, pesquisadores brasileiros da FIOCRUZ foram pioneiros em utilizar células-tronco da medula óssea de um paciente que apresentava insuficiência cardíaca devido a uma doença parasitária. Com o tratamento, as lesões coronarianas reduziram-se a um nível mínimo.
    A doença parasitária a que esse texto se refere é a
    a) amebíase.
    b) malária.
    c) doença do sono.
    d) doença de Chagas.
    e) febre amarela.  
  35. CPS - Segundo a doutora Mayana Zats (USP) um estudo recente com células-tronco retiradas da medula e injetadas no coração da própria pessoa, o "autotransplante", sugere uma melhora aparente do quadro clínico em pacientes com insuficiência cardíaca.(adaptado de http://www.estadao.com.br/educando/noticias/2004/mai/10/69.htm)
    Enquanto as demais células do organismo só podem fazer parte de um tecido específico, a "célula-tronco" tem a capacidade especial de se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Por reprodução ela gera células, cromossomicamente e geneticamente, idênticas a si mesma. Por essa razão seu uso para a cura de doenças é bastante promissor, a não ser nas doenças genéticas.
    Assinale a alternativa que aponta uma limitação do uso de célula-tronco para "possível e futura" cura de doenças genéticas.
    a) As células-filhas geradas por ela são cromossomicamente e geneticamente diferentes da célula-mãe originando, portanto, tecidos diferentes daquele que se deseja.
    b) As células-filhas geradas são cromossomicamente e geneticamente iguais à célula-mãe inclusive no caso de haver gene "defeituoso".
    c) No Brasil não há permissão para o desenvolvimento de pesquisas com célula-tronco, qualquer que seja a sua origem.
    d) A célula-tronco só pode ser obtida por clonagem terapêutica, prática que, segundo a Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia (CTNBio), provoca mutações e malformações.
    e) O Brasil não tem cientistas especializados para a realização desse tipo de pesquisa. 
  36. UFRS - Em 2006, pesquisadores conseguiram contornar o principal argumento postulado por entidades religiosas contra a utilização de células-tronco embrionárias em experimentos científicos. Foi desenvolvida uma nova metodologia, que consiste na retirada de uma única célula de um embrião humano de dois dias.
    Considere as seguintes afirmações sobre essa nova metodologia.
    I - Ela permite o desenvolvimento de cultura de células-tronco embrionárias sem destruir o embrião.
    II - A célula retirada provém do botão embrionário.
    III - A célula retirada denomina-se blastômero.
    Quais estão corretas?
    a) Apenas I.
    b) Apenas II.
    c) Apenas I e III.
    d) Apenas II e III.
    e) I, II e III.